Comunhão Anglicana

A Rosa dos Ventos é o símbolo da Comunhão Anglicana

O conjunto de províncias, igrejas nacionais ou regionais forma a grande família da Comunhão Anglicana, as quais estão em permanente comunhão com a Sé de Cantuária. Há um padrão de unidade compartilhado pelas igrejas que compões hoje a Comunhão Anglicana, totalizando 85 milhões de membros em 165 países.

A relação dos anglicanos com Deus e de uns com os outros se dá por meio do testemunho de fidelidade às Escrituras, aos Credos, aos Sacramentos e ao Ministério Histórico (episcopado). Estes quatro pontos formam o chamado Quadrilátero de Lambeth, que foi elaborado em 1888 e se tornou a base fundamental anglicana para o diálogo ecumênico. Estes pontos são:

a) As Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos contêm todas as coisas necessárias à salvação como regra e norma última de fé;

b) O Credo dos apóstolos, como símbolo batismal, e o Credo Niceno, como declaração suficiente da fé cristã;

c) Os dois sacramentos ordenados pelo próprio Cristo, o Batismo e a Eucaristia, administrados com o uso indefectível das palavras da instituição de Cristo e os elementos ordenados por Ele;

d) O Episcopado Histórico, adaptado localmente nos metidos de sua administração às diversas necessidades das nações e povos chamados por Deus à unidade de sua Igreja.

A relação de responsabilidade mútua e de interdependência entre as províncias mantêm as igrejas nacionais unidas por meio de quatro instrumentos de caráter consultivo:

Arcebispo de Cantuária Justin Welby

1. O Arcebispo de Cantuária. As igrejas anglicanas se relacionam por meio de laços de afeição e de lealdade e estão em plena e permanente comunhão com a Sé de Cantuária. O Arcebispo de Cantuária é o símbolo da unidade anglicana. Ele convoca e preside a Conferência de Lambeth, o Conselho Consultivo Anglicano e a Reunião dos Primazes. O atual Arcebispo de Cantuária é Justin Welby, entronizado em 2013, como o centésimo quinto arcebispo em ordem de sucessão. Essa ordem de sucessão, que nunca foi interrompida na história do Anglicanismo, vem desde 597, com Santo Agostinho, que foi o primeiro Arcebispo de Cantuária.

2. A Conferência de Lambeth. A Conferência de Lambeth é uma assembleia de todos os bispos da Comunhão Anglicana. Ela se reúne a cada dez anos para discutir e aprovar resoluções sobre os mais variados temas de interesse dos cristãos e do mundo, em caráter consultivo.

A primeira Conferência de Lambeth foi realizada em 1867 e reuniu 76 bispos.

3. O Conselho Consultivo Anglicano. Este conselho também é uma assembleia internacional, formada não só por bispos, mas também por presbíteros e leigos, que se reúnem para trabalhar sobre temas de interesse comum. A necessidade de um contato mais frequente e representativo entre as províncias e as igrejas anglicanas deu origem a este conselho em 1969.

Suas atividades e projetos se desenvolvem no campo do companheirismo, do diálogo ecumênico, das discussões teológicas e dos círculos de oração. Ele se reúne a cada três anos e tem um observador junto às Nações Unidas.

4. A Reunião dos Primazes. Desde 1979, os bispos primazes, arcebispos ou bispos presidentes das 40 províncias anglicanas vêm se reunindo a cada ano para consultas mútuas e recomendações sobre questões teológicas, sociais e internacionais de interesse das igrejas anglicanas na sua missão de evangelizar em nome de Jesus Cristo.

Leia também “What is the Anglican Communion?” (em inglês)