Santa Eucaristia

A Santa Eucaristia é o alimento espiritual por excelência dos cristãos e o principal ato de adoração pública da comunidade local. As celebrações dominicais regulares da Santa Eucaristia em nossa Paróquia são nos seguintes horários:

  • 9h em japonês (1º domingo do mês)
  • 10h30 em português

Conforme as normas para o Culto da Igreja, a Santa Eucaristia é o ato central da adoração no dia do Senhor e noutras festas maiores do calendário do ano cristão.

O sinal externo e visível do sacramento da Eucaristia é o pão e o vinho consagrados pelo sacerdote. A graça interna e espiritual é o corpo e sangue de Cristo. Na última ceia com os discípulos, Jesus disse que toda a vez que comermos deste pão e bebermos deste vinho, estamos fazendo isso em sua memória.

A palavra que traduzimos por memória vem do grego avamveoio (anamnesis), que significa muito mais do que simplesmente recordar: significa estar presente. A Igreja Episcopal não procura explicar teologicamente como se dá a presença real de Cristo na Eucaristia, esse santo e profundo mistério, que reúne os cristãos todos os domingos há quase dois mil anos, para participar deste pão e deste vinho em comunhão com Deus, com Jesus e com todos os cristãos de todos os tempos e lugares.

Leia mais no artigo “A Eucaristia: coração da fé cristã”