Confirmação

Na igreja primitiva, o bispo impunha as mãos sobre os novos membros, pedindo os dons do Espírito Santo para guiar as suas vidas no conhecimento e no amor de Deus. Quando grande multidões começaram a se filiar à igreja, os bispos permitiram que os presbíteros batizassem, mas reservaram para si a imposição de mãos.

A igreja espera que todo o membro batizado, em determinado momento de sua vida compareça na presença do bispo, principal guia espiritual e sucessor dos apóstolos, para reafirmar sua intenção de viver como cristãos e receber o tradicional rito da Confirmação, quando estiver suficientemente preparado para fazer sua própria decisão pessoal de seguir a Jesus Cristo é renovar os votos batismais que os padrinhos fizeram em seu nome.

A palavra confirmação vem do verbo confirmar, que significa também tomar firme, fortalecer. É a segunda fase da iniciação cristã. Os primeiros cristãos convertidos na igreja primitiva eram adultos e a imposição das mãos era feita logo após o batismo. A pessoa confirmada assume o compromisso de ser um mensageiro das boas novas da salvação na comunidade local.

A Confirmação é sempre administrada por um bispo, que outorga ao novo confirmado a responsabilidade de ser uma testemunha do evangelho no mundo. Para ser confirmado, a pessoa precisa ser batizada, ter aceito Jesus Cristo como seu Salvador e receber instrução própria, para ser um fiel membro da comunidade cristã, a igreja.

Leia também dois artigos sobre confirmação escritos por Dom Sumio Takatsu: “Confirmação” e “Confirmação II”