Batismos

O Santo Batismo marca nosso ingresso na família da Igreja, uma vez que já somos parte de uma família humana. Ele é o início de nossa vida na fé. O Livro de Oração Comum ensina que por meio do Santo Batismo:

“nascemos espiritualmente, passamos a pertencer à Comunidade dos Fiéis e somos feitos para sempre filhos de Deus e discípulos de Cristo.”

Deus, por meio deste sacramento, nos recebe e, como Ele não age sozinho, os pais, padrinhos e toda a congregação, pelo poder do Espírito Santo, assumem o cuidado pelo nosso crescimento espiritual. Então, de fato, começamos a receber a Graça de Deus sobre nós.

Jesus mesmo considerou importante que Ele também recebesse o Batismo pela água. A água é um sinal externo que simboliza que nossos pecados foram todos lavados por nosso Salvador.

O batismo na Igreja Anglicana

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil reconhece como válido qualquer batismo com água feito em nome da Santíssima Trindade. Pessoas de qualquer idade podem ser batizadas, desde que não tenham sido anteriormente batizadas. Não praticamos o rebatismo. Também realizamos o batismo infantil, como fazia a Igreja primitiva, embora, naturalmente, os primeiros convertidos fossem adultos.

Em caso de dúvida na realização anterior ou não do batismo de uma pessoa, o Livro de Oração Comum possui uma fórmula litúrgica para o batismo condicional.

Qualquer pessoa batizada pode participar da Santa Eucaristia e receber regularmente a comunhão.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou para marcar a celebração do Santo Batismo.

Veja também: “Implicações sobre o mútuo reconhecimento do sacramento do Batismo”