Oferta Unida de Gratidão

Dia da coleta da Caixinha Azul
No ano de 2024 o recolhimento da caixinha azul será no dia 24 de novembro durante os cultos dominicais.

“Tu tens me dado tanto… me dê uma coisa mais, um coração agradecido.” George Herbert (1595-1633), poeta e sacerdote anglicano.

A Oferta Unida de Gratidão (OUG) é um ministério da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), que proporciona um meio pelo qual homens, mulheres e crianças mostrem sua gratidão diária a Deus. A devoção começa em casa ao depositar moedas em um recipiente especial, a “Caixinha Azul”, nome por qual também é conhecida esta oferta.

Em alguns lugares, as pessoas colocam suas ofertas em envelopes azuis, com o mesmo propósito e o mesmo senso de gratidão. O dinheiro recebido é usado para ajudar aos outros. Todo centavo é usado para apoiar missões e o ministério da Igreja.

O dinheiro é recolhido sempre no domingo anterior ao Advento. Após sua contabilização, valor arrecadado é então direcionado por um grupo de trabalho para projetos missionários ou sociais da IEAB. Todo centavo é usado para apoiar o ministério da Igreja.

Um breve histórico da Oferta Unida de Gratidão

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:21

Na celebração do Women’s Auxiliary (o equivalente a atual UMEAB – União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) durante a Convenção Geral da Igreja Episcopal dos Estados Unidos de 1886, a Sra. Ida Soule recolheu a quantia de oitenta e sete dólares, e sugeriu a Julia Emery que a oferta poderia ser maior, caso as mulheres soubessem no que o dinheiro seria utilizado. Desta forma, na Convenção Geral seguinte, em 1889, foi coletada a primeira Oferta Unida, como parte dos esforços missionários do Women’s Auxiliary.

Os objetivos desta primeira Oferta Unida (United Thank Offering) que inspiraram as mulheres a rezar e entregar moedas foi a construção de uma nova igreja em Anvik, Alasca, além de enviar uma mulher missionária ao Japão. As ofertas alcançaram US$ 2.188,64, contemplando os objetivos iniciais. Nestes primeiros anos, o foco principal da oferta foi a expansão do trabalho missionário da igreja. Pelas décadas seguintes, a Oferta Unida expandiu-se com a mudança de lideranças e expectativas da sociedade, alterando seu nome para Oferta Unida de Gratidão em 1919.

No Brasil, por iniciativa de Alice Kinsolving da Paróquia do Salvador na cidade de Rio Grande (RS), foi criada em 1898 a Sociedade Auxiliadora das Senhoras (atual UMEAB). No mesmo ano, a Sociedade enviou uma doação 200 dólares para a Oferta Unida nos Estados Unidos, cujo resultado era direcionado à missão da Igreja não apenas naquele país, mas em todo o mundo.

O que as futuras décadas proverão, não sabemos. No entanto, as mulheres que sonharam com o apoio ao trabalho missionário foram apenas o começo desta história.