“Venha o Teu Reino” – Cristãos de todo o mundo são convidados a orar pela evangelização

Espera-se que milhares de cristãos de várias igrejas de todo o mundo participem mais uma vez de uma onda global de oração pela evangelização entre a Ascensão e Pentecostes. Venha o Teu Reino (Thy Kingdom Come) começou dois anos atrás como um convite dos Arcebispos de Cantuária e de York para as paróquias da Igreja da Inglaterra. Mas desde o começo foi adotado por líderes cristãos de diferentes denominações e por primazes anglicanos por todo o mundo, o que encorajou para que membros de suas igrejas se unissem em oração. Neste ano, Venha o Teu Reino vai de 10 a 20 de maio.

No dia 24 de janeiro, uma grande variedade de líderes cristãos participaram ao lançamento de dois eventos organizados pelos dois primazes ingleses, John Sentamu e Justin Welby, em suas residências oficiais – Bishopthorpe Palace em York e Palácio de Lambeth em Londres.

Os eventos de lançamento viram a premier de um curta no qual Brian Heasley, diretor do 24/7 Prayer International movement (movimento de oração internacional 24/7), explicar como ele foi de um criminoso a um cristão – algo que ele credita a oração muitas pessoas, inclusive de seu advogado e seu oficial de justiça, ambos cristãos.

“Todos temos pessoas em nossas vidas que não conhecem a Jesus e a diferença que ele pode levar a elas”, disse o Arcebispo de Cantuária Justin Welby no vídeo. Descrito como “uma das iniciativas de orações mais dinâmicas a surgir na Igreja da Inglaterra nos anos recentes”, Venha o Teu Reino é um simples convite para que os cristãos orem por amigos e famílias chegarem à fé.

O primeiro evento foi em 2016, e viu cerca de 100.000 pessoas prometerem orar como parte do Venha o Teu Reino. Este número aumentou para mais de meio milhão no ano passado, com a participação de cristãos de mais de 50 denominações e mais de 85 países.

“O vento do espírito de Deus soprou isso completamente para fora do sistema anglicano”, disse o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby. “Este não é um projeto anglicano. Não é um projeto da Igreja da Inglaterra. É um projeto da igreja global. É algo que Deus fez e aconteceu de nós termos um papel, e é assim que deveria ser”.

Os organizadores da iniciativa falam de “numerosas histórias de transformação pessoal e comunitária” vindo das igrejas, famílias e comunidades, inclusive de um casal que não via seu filho há 22 anos. “Obviamente nós oramos todos os dias por ele, mas durante o Venha o Teu Reino, ele foi uma das pessoas pela qual oramos como um grupo”, disseram. “Nós colocamos seu nome no altar perante Deus e… ontem ele veio para casa”.

Venha o Teu Reino não tem um formato definido ou uma liturgia; e eventos relacionados à iniciativa terão aparências e aspectos diferentes e uma igreja para outra, de denominação para denominação, e de país para país. Em um nível, será as orações de indivíduos em casa ou se unindo para eventos de oração em sua paróquia local; em outro nível incluirão eventos “guia” de oração, louvor e adoração em catedrais e outros grandes locais.

Mas os organizadores estão oferecendo recursos para ajudar as pessoas que queiram participar. Isto inclui um novo site no qual as pessoas podem se comprometer a orar, além de um app devocional do Venha o Teu Reino desenvolvido pela SPCK (Society for Promoting Christian Knowledge). Estes recursos estão sendo traduzidos para vários idiomas, inclusive espanhol, coreano e Swahili, e serão publicados antes da Páscoa.

“Nós tentamos não dizer como as pessoas devem fazer as coisas”, disse o Arcebispo Justin. “Nós simplesmente dizemos ‘ore’ – de qualquer maneira que seja adequada para você em sua localidade. Apenas faça o que funciona, de sua maneira, em sua cultura, estando onde você estiver no mundo. E se for útil para você, nós oferecemos estes recursos, mas você não é obrigado a usá-los, então, não é uma prescrição”.

“Este é um movimento do espírito… Eu realmente sou avesso a dizer o que as pessoas devem fazer. Nós estamos dizendo: ore e faça o que o espírito pedir para fazer”.

O Arcebispo de York, Dr. John Sentamu, disse: “Alegra e aquece meu coração saber que tantos cristãos por todo o mundo estão se comprometendo, de hoje até Pentecostes, a orarem pela vinda do Pai no Reino do Céu – um Reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. E com uma paixão pelas pessoas de todas as nações, tribos e línguas a encontrarem Jesus Cristo – a luz no mundo”.

“Por favor, unam-se comigo em oração com o ‘Pai Nosso que estás no Céu’ na hora em todas as horas que for possível”.

A líder do grupo de trabalho de evangelização de ambos arcebispos, Emma Buchan, é a gestora do projeto Venha o Teu Reino. Ela disse: “É uma bênção estar envolvida com o Venha o Teu Reino e com aquilo que Deus nos chama a fazer. Eu oro e espero que de alguma pequena maneira nós possamos encorajar indivíduos, famílias e igrejas a orarem para que as pessoas possam conhecer Jesus Cristo”.

“Estamos admirados com o nível de comprometimento do último ano – da Austrália até Cuba, do Japão até as Falklands, e através denominações”.

“Nós recebemos um grande número de testemunhos poderosos – inclusive histórias de orações respondidas, assim como de muitas pessoas e igrejas que se comprometeram, e até mais, a orarem para que entes queridos conhecessem a Cristo”.

“Estamos muito animados para ver o que acontecerá depois”.

As pessoas podem se comprometer a participar da onda online de oração do Venha o Teu Reino deste ano em https://www.thykingdomcome.global O site contém uma variedade de recursos para indivíduos, grupos e igrejas, assim como um mapa interativo com luzes indicando onde as pessoas se comprometeram a orar.

Publicado em 25/01/2018 no site Anglican Communion News Service.