“Não nos esqueça” – apelo de meninas órfãs leva a filme e a livro de poemas

Foi publicado um livro de poemas escrito por meninas de um orfanato episcopal em Honduras. O lançamento da antologia, Counting Time Like People Count Stars (Contando o tempo como as pessoas contam as estrelas), coincide com a exibição de um filme sobre as meninas e o projeto de poesia em grandes festivais de cinema. O filme, produzido por James Franco, ator de Hollywood, foi originalmente chamado de Las Chavas, mas foi posteriormente renomeado para Voices Beyond The Wall (Vozes além do muro) no momento que foi lançado no Festival Internacional de Cinema de Miami no começo deste ano.

A antologia foi preparada pelo Rev. Spencer Reece, que atualmente trabalha ajudando o bispo da Igreja Episcopal Reformada da Espanha em Madri. “Sete anos atrás eu trabalhei como capelão da sala de emergência no Hospital Hartford em Hartford, Connecticut (EUA)”, disse ele para a ACNS. “A violência de gangues enchiam as nossas noites. Metade das gangues ou de suas famílias não falava inglês”.

“Uma noite eu fiquei no necrotério incapaz de falar espanhol com uma enlutada mãe porto-riquenha, cujo único filho foi esfaqueado até a morte. Na manhã seguinte falei para meu Bispo que eu tinha que aprender espanhol. Ele disse: ‘vá até Nuestras Pequeñas Rosas em San Pedro, Honduras.’ Eu respondi: ‘Onde é isso?’”

“Nunca vira pobreza como aquela: crianças com estômagos inchados, todos atrás dos muros e com portões trancados. Nunca conheci alegria como aquela: sete meninas abandonadas me abraçando enquanto desfalecíamos sobre frutos de manga úmidas”.

“Depois de dois meses, pensei que já tive o suficiente de Honduras – eu estava pronto para me mudar. Contudo, na noite que fui embora, uma das meninas chegou e me disse: ‘não se esqueça de nós’”.

“Me chocou que aquelas meninas pensarem que seriam esquecidas. Eu não podia deixar isto, eu não queria que isso fosse verdade”.

Ele voltou para Honduras e passou um ano ali com um “espanhol imperfeito e um senso fraco de justiça social”. Enquanto estava lá, ele ajudou as meninas a montarem uma antologia de poemas, e participou da filmagem do documentário para ter certeza de que as meninas nunca seriam esquecidas.

“Estou orgulhoso deste livro”, disse, “talvez mais do que as outras coisas que fiz. Mais coisas estão em jogo. Este livro contém um país tentando falar com o mundo”.

A antologia, Counting Time Like People Count Stars, está disponível para compra online pela Northwestern University Press por US$ 19,99 (aproximadamente R$ 65,00).

Publicado em 19/09/2017 no site Anglican Communion News Service.