Relatório sobre o Encontro de Primazes 2017

Renovados pela Comunhão e comprometidos com o serviço ao Povo de Deus

Os Primazes escolheram o caminho de ouvir o chamado de Deus para o serviço do mundo mais do que para discutir doutrina ou disciplina.

Para além disso, os Primazes não caíram na tentação de desperdiçar tempo com o que não tem sido possível consensuar. O desejo de caminhar juntos foi reafirmado de forma veemente contra quem, talvez, apostasse numa divisão irreversível da Comunhão.

A atitude da Igreja da Escócia de se dispor a aceitar as consequências de sua decisão ajudou em muito na aceitação de que a diferença é parte da nossa Comunhão. O tempo gasto com o tema da decisão escocesa foi curto e a agenda dos Primazes pode finalmente caminhar para outros campos.

Algumas definições foram também muito importantes no processo da reunião. A reafirmação de que ACNA (Anglican Church in North America) não é um província da Comunhão pontuou claramente os limites de nossas relações. A reafirmação sobre a necessidade de se respeitar os limites das jurisdições contra a prática de cross-border e a necessidade de reconciliação onde esta prática tem sido adotada foi igualmente um claro recado contra quem pretende impor aos demais a sua visão de igreja e de missão.

Qual a Igreja então que emerge desse Encontro dos Primazes? Uma Igreja que ora! Todos os dias, de manhã e à tarde, os Primazes tiveram o privilégio de celebrar ofícios devocionais e Eucaristia junto com a comunidade da Catedral de Cantuária. O Encontro começou com um retiro e se encerrou com uma Eucaristia e Lavapés (como sinal de mútuo serviço em Cristo). Cada dia, um Primaz, nos desafiava a um estudo bíblico que chamava-nos a atenção para o anúncio do Evangelho de Cristo em contextos de sofrimento, injustiça e descuido com a Criação.

Os Primazes assumiram o compromisso de continuarem liderando suas Províncias no enfrentamento das mudanças climáticas tanto através da formação de suas Igrejas quanto através da ajuda concreta às populações que sofrem as consequências diretas dos desastres naturais.

O protagonismo da mulheres foi notadamente reconhecido em seus papeis de promotoras das paz e da reconciliação em muitos contextos e há um claro compromisso de que se pense um programa que capacite as mulheres para uma intervenção mais efetiva nas suas realidades eclesiais e sociais.

Os Primazes expressaram sua sincera preocupação e construíram um compromisso de solidariedade com os 65 milhões de refugiados no mundo, além dos 20 milhões de pessoas deslocadas por razões de desastres naturais. Compromisso esse que deve envolver as diversas Províncias conjuntamente, bem como os órgãos multilaterais de apoio internacional.

A partir da recomendação do Conselho Consultivo Anglicano e, diante de contextos cada vez conflitivos em várias partes do mundo, os Primazes apoiaram a criação da Comissão Internacional Anglicana de Diálogo Inter-religioso. Caberá a ela construir caminhos de compreensão dos contextos de conflitos, de diálogo e de cooperação entre as religiões.

O sentimento geral dos Primazes é de que este foi um dos melhores encontros que já foram realizados. O grande ganho deste, especialmente quando comparado ao de 2016, foi o crescimento de uma comunhão sincera, profunda entre irmãos que ao invés de disputas doutrinais optaram por partilhar as dores e os desafios de um mundo que sofre com as injustiças, guerras, mudanças climáticas. O segredo talvez tenha sido a capacidade de ouvir atentamente uns aos outros e se perceberem como uma família chamada a ser testemunha da Boa Nova de Jesus Cristo.

Quero agradecer especialmente a todas as pessoas que oraram para este Encontro. Foi possível sentir uma atmosfera espiritual mesmo em meio debates da agenda. Um momento de autentico fortalecimento dos laços de afeição que nos une como Povo de Deus e como líderes espirituais de uma Comunhão tão diversa e tão bela!

++ Francisco de Assis da Silva

Bispo Primaz da IEAB e Diocesano da Sul Ocidental

Publicado em 09/10/2017 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.