Dia mundial de oração para o fim da fome

[WCC] Enquanto mais pessoas enfrentam a fome atualmente do que em qualquer outra época na história moderna, o Conselho Mundial de Igrejas (WCC) com a Conferência de Todas as Igrejas da África (All Africa Conference of Churches – AACC) e uma série de parceiros e outras redes de fé convidam para o Dia mundial de oração para o fim da fome em 21 de maio de 2017, em resposta à crise de fome.

“A escassez em sido declarada em áreas do Sudão do Sul, com a Somália, Nigéria, e Iêmen à beira da fome” disse o Secretário-Geral do WCC, Rev. Dr. Olay Fykse Tveit. “Mais de 20 milhões de pessoas estão em risco da inanição apenas neste quatro países. E globalmente, milhões mais sofrem da seca e falta de alimentos. Mas a fome é muito mais do que a simples falta de alimento. Ela é o resultado de conflitos, seca, pobreza e falta de ação global, e, na maior parte dos casos, são preveníveis”.

“Nós acreditamos que as igrejas têm o papel profético ao chamado para mobilizar seus membros, a sociedade mais abrangente e governos, e fazer a diferença durante este período sem precedentes de sofrimento”, complementou o Rev. Tveit, refletindo sobre a Igreja ter um papel fundamental tanto proporcionando assistência de emergência e apoio, e a construir a paz, colocando assim o fim da violência e fome que afeta tanto a atual como futuras gerações.

Para encorajar as pessoas de fé e boa vontade pelo mundo a observarem o dia global de oração em 21 de maio, o WCC está disponibilizando uma coleção de recursos litúrgicos, orações, fotos e sugestões de hinos para serem usados nas congregações de todo o mundo.

“Alimentação é mais do que um direito humano; é uma bênção divina que não pode ser impedida”, disse o Rev. Tveit. “Como pessoas de fé em uma peregrinação de Justiça e Paz, nós somos chamados a responder a crise da fome por meio de orações, e nós encorajamos as comunidades de fé a se organizarem no tema de acesso à comida”.

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me” (Mateus 25:35)

Publicado em 05/05/2017 no site Anglican Communion News Service.