84º Aniversário de fundação da Paróquia de São João

Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti. Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.

1 Reis 8:28,29

No último domingo, dia 29 de janeiro, a Paróquia de São João comemorou em ação de graças por seu 84º aniversário de fundação, com a visita especial do bispo diocesano da Diocese Anglicana de São Paulo, Dom Flávio Irala.

Para marcar esta auspiciosa data, a homilia da celebração da manhã foi proferida por Dom Flávio, que teceu considerações acerca da leitura do dia, a passagem de Mateus 5:1-12 sobre a bem-aventurança.

Inauguração da galeria de reitores da Paróquia de São João. Na foto, Rev. David Yuba, Bispo Flávio Irala e membros da comunidade paroquial

Foi também inaugurado no corredor andar S1 da igreja a galeria de reitores da Paróquia de São João. Esta galeria é composta pelos retratos de todos os reverendos que ocuparam o cargo de reitor paroquial, inclusive do atual reitor, Rev. Cezar Alves. Nessa ocasião, Dom Flávio ressaltou a importância da preservação histórica e da memória de cada comunidade, que é construída diuturnamente por todos, sejam leigos ou clérigos, mas na qual a participação dos reitores têm um papel relevante. Este momento terminou com uma bênção, seguido então pelo almoço comunitário, consistindo de um delicioso churrasco.

A Paróquia de São João foi fundada com a celebração da Santa Eucaristia no quarto domingo de janeiro de 1933 pelo missionário João Yasoji Ito, sendo então uma das primeiras igrejas cristãs entre os japoneses na capital paulista. Isto permitiu que em um primeiro momento os imigrantes pudessem adorar a Deus sem a barreira da língua do novo país.

Este primeiro cenário para a celebração dos cultos foi uma antiga fábrica de tijolos, local que deu origem à Igreja. O segundo foi uma edificação concluída em 1947, projetada pelo arquiteto Takeshi Suzuki, o primeiro de origem japonesa a se formar nesta profissão no Brasil. Esta edificação serviu como casa pastoral e salão paroquial. O terceiro edifício foi o templo projetado pelo arquiteto Motoi Tsubouchi, membro da paróquia, construído em 1968. Este foi desapropriado e demolido em 1995 para o prolongamento da Av. Faria Lima. O templo atual, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, substitui os três edifícios anteriores que existiram no mesmo local.

Durante esses 84 anos de história, a Paróquia de São João, fundada pelo Arcediago João Yasoji Ito (primeira foto da esquerda), teve seis reitores, sendo eles (da segunda foto da esquerda para a direita): Arcipreste Estevão Shigueru Yuba, Rev. Davi Yoshiia Kimpara, Dom Hiroshi Ito, Rev. André Tsuneo Matsuo, Dom Flávio Irala, e o atual reitor, Rev. Francisco Cezar Fernandes Alves.

Concluídas as festividades, oramos para que os próximos anos tragam mais bênçãos, crescimento e alegria a toda a comunidade paroquial, assim como a toda a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.