Uma Mensagem de Natal do Bispo Primaz

O caminho até Belém está se aproximando do seu final. Neste caminho vamos encontrando muita gente que vai em busca de algo significativo em suas vidas. Uns talvez queriam encontrar uma benção especial em suas vidas. Outros quem sabe , querem encontrar um cenário paradisíaco ou romântico para quando retornarem ao seu mundo cotidiano tenham uma história para partilhar com os amigos. E assim, muitos peregrinos tem muitas diferentes expectativas com relação ao Natal de Belém. Lembremos que até Herodes tinha sua própria expectativa em relação ao Natal!(Mt 2:7)Qual é a sua expectativa do Natal?

Certamente o que encontramos em Belém é um retrato marcado pela contradição de nossa sociedade. Vemos uma família migrante que não achou lugar para se abrigar das intempéries do tempo e foi acolhida por um céu de estrelas, por animais, pastores, anjos e sábios a céu aberto.

E neste cenário tão difícil a luz brilhou! Brilhou mais do que em qualquer outro lugar naquela cidade tão pequenina, tão humilde e tão esquecida. O cosmos se uniu em perfeita comunhão de seres, de vozes e de alegrias. O Menino Deus nasce para transformar e recriar o universo, substituir a velha ordem pela ordem do amor, da justiça e da verdade.(Lc 2:14)

O Natal é a garantia de que toda opressão, exclusão e distinção são superadas e os pobres, os migrantes, os sem direitos serão emancipados e cantarão louvores a Deus e seu grito de alegria jamais será sufocado. (Lc 1:51-54)

Um Feliz Natal e que Deus nos dê olhos e corações sábios para compartilhar solidariedade, esperança e justiça para toda a humanidade. Que o Menino Deus nos inspire a nos tornarmos co-construtores da nova Criação de Deus!

Francisco de Assis da Silva

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Diocesano em Santa Maria

Publicado em /12/2016 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.