Adeus Cardeal da esperança!

Mensagem do Bispo Primaz pela Páscoa do Cardeal Arns

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil vem a público expressar suas condolências pela Páscoa de nosso irmão Cardeal Paulo Evaristo Arns, nesta manhã. O Brasil perde um dos seus maiores defensores dos Direitos Humanos e um profeta da esperança em tempos obscuros da ditadura milita Ao lado de lideranças ecumênicas, criou o Programa Tortura Nunca Mais que foi de suma importância para garantir a memória e os posteriores encaminhamentos relativos aos torturados e presos pelo regime militar, através da Comissão Nacional da Verdade.

Foi uma das lideranças que apoiou o Movimento pelas Diretas Já, quando o país clamava pelo fim da Ditadura e pressionava o Governo e o Congresso a restaurar a plenitude do voto democrático para todos os níveis da vida política nacional.

A sua vida sempre foi claramente marcada pela clara opção pelos pobres, seguindo um caminho de profetas que clamam por justiça. Foi um dos maiores entusiastas da Teologia da Libertação e durante seu episcopado se preocupou em fazer os futuros padres de sua Arquidiocese viver junto do povo, desenvolvendo neles o conhecimento da realidade e a interpelação desta mesma realidade através do seu ministério.

Um dos seus maiores gestos de coragem profética foi realizar ecumenicamente um ato de homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado em São Paulo pelo aparelho de repressão da Ditadura. Numa época em que ajuntamentos públicos eram proibidos, o ato reuniu mais 8 mil pessoas na Catedral da Sé, em São Paulo.

Que este querido irmão, profeta e militante do Reinado de Cristo receba a coroa de glória porque combateu sempre de forma corajosa a injustiça e a opressão! Descanse em Paz Cardeal Arns!

​Francisco de Assis da Silva

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Diocesano em Santa Maria

Publicado em 14/12/2016 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.