Encontro histórico das dioceses da língua portuguesa da África

Jovens de três dioceses da língua portuguesa em Moçambique e Angola, participaram, esta semana numa histórica primeira reunião conjunta. Os dois países falam português, mas como estão separados por mais de 2000 km, o contacto entre eles têm sido muito pouco até agora. Porém durante o período de 25 a 30 de Novembro, os jovens das Dioceses de Lebombos, Niassa e Angola, se encontraram no Centro Diocesano em Maciene, na província de Moçambique, em Gaza.

Os GREEN ANGLICANS lideraram uma palestra sobre a missão ambiental, no qual destacou gravemente as dioceses afetadas pelas alterações climáticas; Moçambique sofreu inundações devastadoras, ao passo que Angola sofreu uma grave seca.

O workshop começou com uma apresentação que analisava os efeitos da mudança climática e a teologia do cuidado com a criação. A reunião também incluiu uma palestra sobre ações que os jovens anglicanos devem tomar e uma apresentação sobre o manual da Escola Dominical Anglicana da África do Sul, Ryan o Rinoceronte.

As três dioceses então prepararam planos de ação para o ano seguinte:

1. A diocese de Lebombos, no sul de Moçambique, assumirá o desafio de ser “amigos da terra”: fará uma campanha de plantação de árvores entre Janeiro a Março e desenvolverão um viveiro. Há também, um projeto da Escola Dominical chamado Pequenas Sementes de Deus, no qual ensina crianças colectar e plantar sementes sempre que comem frutas. Este projeto será desenvolvido durante todo o ano. Farão uma limpeza trimestral e, em seguida, haverá um treinamento ambiental entre Abril e Novembro do ano que vem. No primeiro trimestre de 2017, eles planejam estabelecer hortas paroquiais, destacando a reciclagem durante os próximos dois anos. Eles irão realizar uma campanha de sensibilização em Dezembro, Março e Julho.

2. A diocese de Angola tem um programa chamado “O verde no meu ambiente” e, planejam comemorar o “Green June” em suas conferências de jovens em Junho. Os jovens deveram trazer uma árvore para plantar em sua igreja local todos os anos. A rede de mulheres jovens assumirá o projeto das Pequenas Sementes de Deus, e, ensinará as crianças a colectar sementes de frutas para que possam plantar árvores de fruto em suas igrejas, distritos e escolas. Este programa será monitorado pela rede de mulheres jovens que ajudarão as crianças com o plantio.

3. A diocese de Niassa usará a conferência diocesana de jovens neste mês para preparar e treinar os jovens a fazer uma campanha de limpeza na cidade da sede de Cuamba. Eles aproveitarão a oportunidade da consagração do bispo, quando o clero estiver reunido, para dirigir um seminário no ministério ambiental. Pedirão às famílias que plantem uma árvore em cada batismo. Farão campanhas de conscientização e de limpeza nas comunidades.
O workshop concluiu com o plantio e bênção de árvores doadas pela Ação Social Anglicana

Texto escrito por Dra. Rachel Mash, traduzido por Magali Vrede. Publicado em 05/12/2016 no site Anglican Communion News Service.