Líderes cristãos e muçulmanos debatem sobre o respeito à dignidade humana

Delegações de líderes do Islã Xiita e Sunita, da Igreja Católica Romana e da Igreja Anglicana / Episcopal se uniram na capital iraniana de Teerã para o quarto Encontro Cristão – Muçulmano de Líderes Religiosos. O diálogo inter-religioso reúne líderes internacionais para refletirem e compartilharem ideias acerca do tema de Respeito pela dignidade humana: a fundação para a paz e segurança. “Dado o crescimento da violência pelo mundo por aqueles que clamam agir em nome da religião, este tema é particularmente importante”, disse um membro da delegação anglicana.

Os encontros tiveram início em 2007, quando o ex-presidente iraniano Muhammad Khatami falou na Catedral Nacional de Washington nos Estados Unidos. Ele clamou por um encontro de líderes religiosos e culturais de perspectivas ocidentais e orientais. O primeiro encontro aconteceu na Catedral Nacional de Washington em 2010, e os encontros posteriores aconteceram em Beirute em 2012 e em Roma em 2014.

Neste último encontro, os delegados criaram um chamado à ação sobre o tema de respeito à dignidade humana e também consideram como o rico diálogo que tem sido a peça central destes encontros pode continuar.

A delegação Anglicana / Episcopal é liderada pelo ex-Bispo de Washington, John Chane, que agora atua como consultor sênior para o diálogo inter-religioso para a Catedral Nacional de Washington. Outros membros da delegação incluem o Dr. Josiah Idowu-Fearon, secretário-geral da Comunhão Anglicana; Arcebispo Paul Kwong, Primaz de Hong Kong e Presidente do Conselho Consultivo Anglicano; Revda. Chloe Breyer, Diretora Executiva do Centro Inter-religioso de Nova York; e Sra. Ruth Frey, oficial sênior do programa de Justiça e Reconciliação da Trinity Church Wall Street em Nova York.

O Rev. Cônego John Peterson, diretor do Centro para Justiça Global e Reconciliação da Catedral Nacional de Washington, atua como co-coordenador para Encontros Cristão – Muçulmanos.

Este encontro começou no dia 7, segunda-feira, e terminou no dia 9 de novembro, quarta-feira. Posteriormente, os delegados visitaram as cidades de peregrinação de Qom e Isfahan.

Publicado originalmente em 07/11/2016 pelo Anglican Communion News Service.