Uma Palavra da IEAB para o Dia da Reforma Protestante

Hoje, se celebra na tradição das famílias cristãs ocidentais, o inicio do ano do quinto centenário da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero. Este movimento foi de suma importância para a vida da Igreja e trouxe consigo muitas e preciosas contribuições para uma Igreja diante de tantos desafios que exigiam uma profunda renovação na fé.

Envio aos meus irmãos e irmãs luteranos a minha saudação em nome da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, agradecendo a Deus por seu testemunho de fé e sua prática baseada no sentimento de uma Igreja que afirma a singularidade de Cristo, a singularidade da fé e a imensurável graça de Deus como fundamentos da vida cristã.

Vivemos outros tempos de diálogo, interação e de busca da unidade da família cristã desejada por Cristo. Isto é sinal de conversão de nossas distintas tradições cristãs. Nossas particularidades teológicas e eclesiais não desconhecem o quanto estamos próximos de viver com amor e de forma partilhada em torno das questões que nos unem que são muito mais ricas do que das nossas diferentes visões ao viver a nossa fé.

No nível mundial, como Comunhão Anglicana e Federação Luterana Mundial, temos vivido um enorme avanço na busca da comunhão, inclusive com a inter-comunhão entre nossas igrejas, a exemplo das chamadas igrejas unidas e também nos Estados Unidos e Canadá. Temos orado juntos, celebrado juntos e dado um testemunho conjunto – ao lado de outras igrejas – no campo da incidência pública, do cuidado com a Criação e na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.

No Brasil, nossa IEAB e a IECLB estamos juntos nas instâncias ecumênicas e nas ações de defesa da dignidade humana em diversas frentes. Manifestamos nosso sincero desejo de continuar e aprofundar o diálogo entre nossas famílias na busca de uma cada vez maior comunhão de corações e mentes. O sonho de uma inter-comunhão e de partilha no caminho da missão permanece como alvo que deve nutrir nosso diálogo.

Ao meu irmão Presidente Nestor Friedrich envio uma saudação de carinho e, na sua pessoa, saúdo toda a Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil, parabenizando-os pelas celebrações dos 500 da Reforma de Lutero e desejando que a graça mais que suficiente de Deus os anime, fortaleça e gere os frutos de amor, justiça e misericórdia!

Na paz do Cristo que nos redimiu,

Francisco de Assis da Silva

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Diocesano em Santa Maria

Publicado pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal do Brasil em 31/010/2016.