Foco ecumênico em orações pela criação

Cristãos anglicanos, católicos-romanos e ortodoxos são chamados a se juntarem ao Dia de Oração Mundial pela Criação em 1º de setembro e a usarem o mês, até a celebração do dia de São Francisco de Assis em 4 de outubro, como a Quadra da Criação.

O falecido Patriarca Ecumênico Demetrios introduziu a Quadra da Criação para as Igrejas Ortodoxas em 1989. Ano passado o Papa Francisco designou o dia de 1º de setembro como a data anual para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; e neste ano ele chamou os católicos a se “unirem com outros cristãos” na Quadra da Criação.

O pedido do Papa ecoa o chamado do Conselho Consultivo Anglicano de 2009 para que as províncias “celebrem uma ‘Quadra da Criação’ litúrgica como parte integral do padrão anual de oração e ensino”, e novamente em 2012, quando pediu que as províncias “considerem a inclusão de um tempo de Criação no calendário litúrgico”.

Agora, a Rede Ambiental da Comunhão Anglicana (Anglican Communion Environmental Network – ACEN) se uniu ao Movimento Católico Global pelo Clima e a outras agências para promover o dia de oração e a unir recursos “para ajudar todos os fiéis a se unirem nesta Quadra”.

A coordenadora ambiental da Igreja Anglicana da África Austral, Revda. Dra. Rachel Mash, é membro do comitê de direção da ACEN. Ela disse: “O planeja jardim de Deus está sendo partido e devastado. Após décadas de bombeamento da poluição de carbono na atmosfera, nós estamos colhendo a tempestade”, em alusão a Oséias 8:7.

“As sociedades mais vulneráveis na terra estão enfrentando tempestades, secas e inundações devastadoras como resultado do nosso mal uso do maravilhoso mundo de Deus”.

O conselheiro estadunidense sobre mudanças climáticas, Gus Speth, disse que os maiores problemas ambientais não são a perda da biodiversidade, colapso de ecossistemas e a mudança climática; mas o “egoísmo, ganância e apatia”. Ele disse que “para lidar com isto, nós precisaremos de uma transformação cultural e espiritual. E nós, cientistas, não sabemos como fazer isso”.

Dra. Mash acrescentou: “O que Deus está nos chamando a fazer? Ele nos chama para liderar uma transformação espiritual, e isto inclui quebrar barreiras que nos dividem como irmãos e irmãs na família de Deus”.
A época da Quadra da Criação significa que ela coincide com a colheita no hemisfério norte e com a estação da primavera de renascimento no hemisfério sul.

ACEN, o Movimento Católico Global pelo Clima e seus parceiros criaram um site na internet com recursos para ajudar as igrejas a se unirem no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: <http://seasonofcreation.org/>.

Os recursos da Rede Ambiental da Comunhão Anglicana (ACEN) podem ser encontrados em: <http://acen.anglicancommunion.org/resources.aspx>.

Texto escrito por Gavin Drake. Publicado em 17/08/2016 no site Anglican Communion News Service.