Passagem para eternidade do Bispo Edmond Lee Browning

Nota da Igreja Brasileira à The Episcopal Church (TEC)

Passagem  para Eternidade do Bispo Edmond Lee Browning

São Paulo, 12 de julho de 2016

“O amor de Deus se estende a toda a criação. Cada vida, a começar das nossas, é preciosa para Deus. O povo cristão sempre acreditou que há esperança, tanto na vida quanto na morte, e que há vida nova em Cristo, mesmo após a morte física”. Livro de Oração Comum Brasil

Nesta segunda-feira, 11 de julho de 2016, nós da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) recebemos com tristeza o passamento do Bispo Edmond Lee Browning. Nesse tempo de luto deixamos nosso carinho e solidariedade para com o Povo e Clero da The Episcopal Church.

Bispo Browning deixou um precioso legado teológico-pastoral para a Comunhão Anglicana ao conduzir com segurança a Igreja para além das fronteiras de tantos temas tabus e desafiadores. Construiu de forma prática e generosa pontes com Igrejas Irmãs, num efetivo gesto daquilo que foi chamado de “Companheiros em Missão”. Sim, ele foi além das fronteiras físicas e do pensamento humano, ao encontro do outro de forma apaixonada, sem nenhum senão!

Edmond Browning foi um grande amigo da Igreja Brasileira quando exercia o cargo de 24º Bispo Presidente da The Episcopal Church e deixou suas marcas espirituais quando esteve presente nas comemorações do Centenário da IEAB (1890-1990). Foi um tempo para nós brasileiros da “Igreja a Gente Vive”, lema que desafiava o Brasil para a abertura ao novo paradigma de Igreja como comunidade de fé onde o Cristo se Encarna. Bispo Browning e o então Primaz Dom Olavo Ventura Luiz iniciaram um novo momento nas relações entre nossas Igrejas que há algum tempo estavam adormecidas, Igreja Mãe e Filha reconstroem suas relações afetivas e históricas. Iniciaram ações para aproximar ainda mais as duas Províncias. Passamos a fazer parte de membresia da CETALC buscando aprofundar o “fazer teologia anglicana no contexto Latino Americano e Caribenho”.  Com a criação da Comissão Bilateral houve uma gradativa inserção das lideranças brasileiras nos eventos e programas da TEC buscando caminhos do fazer Missão.

Queremos expressar nossa gratidão pela vida e ministério do Bispo Edmond Browning que foi de fato um “Pastor de Ovelhas”, encorajando e apoiando todas as pessoas batizadas nos seus ministérios e dons!

Por fim, nos juntamos com todas as pessoas que viveram e conheceram o Bispo Browning, dizendo com corações ao alto: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ Mateus 25:23

++ Francisco de Assis da Silva

Bispo Primaz da IEAB

Publicado em 12/07/2016 pelo Serviço de Notícias da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.