Secretário-Geral emite declaração elucidando eventos que antecederam o ACC

O Escritório da Comunhão Anglicana publicou esta declaração em resposta aos recentes comentários sobre os eventos que antecederam a reunião do Conselho Consultivo Anglicano, ACC-16.

1. Declarações circulando sobre o fracasso de seguir as decisões da reunião de primazes de janeiro de 2016, na melhor das hipóteses, dão uma falsa impressão. Os termos da decisão dos primazes sobre a Igreja Episcopal (TEC – Estados Unidos) foram seguidos até onde foi legal e possível. Dizer outra coisa é errado e ilusório.

2. O Arcebispo de Cantuária cumpriu completamente suas responsabilidades e pediu aos membros de organismos ecumênicos e inter-religiosos que são da TEC e cujas indicações ele controla, que renunciassem, e eles o fizeram. Adicionalmente, como requisitado, ele indicou um Grupo de Trabalho com representantes de toda a comunhão.

3. O Arcebispo Justin recusou a se envolver em qualquer resposta pública às declarações e especulações de qualquer parte antes doACC, tendo mantido contato pessoal e particular com os Primazes desde sua reunião. Sempre foi sua intenção falar diretamente e pessoalmente aos membros do ACC, respeitando seus papéis e responsabilidades.

4. Um representante da TEC cuja presença no Comitê Permanente do ACC foi comentado como uma decisão violadora dos Primazes, foi eleito ao Comitê Permanente muitos anos antes do encontro dos Primazes. Como o Comitê Permanente é um órgão fiduciário sob a lei inglesa, eles não podem ser removidos sem uma causa legal, e tampouco os Primazes ou o Arcebispo, e nem mesmo o ACC, podem se sobrepor à lei.

5. Sob a Constituição do ACC, ninguém que é reconhecido omo delegado de uma Província Membro pode ser impedido de ser nomeado ao Comitê Permanente. No entanto, durante o primeiro dia de sessão, o Arcebispo Justin apresentou um relatório ao ACC sobre a reunião de Primazes. Como prometido, ele solicitou que o ACC trabalhasse com os Primazes pelo bem-estar de toda a Comunhão.

6. Ele disse: “Como Arcebispo de Cantuária (um Instrumento separado) eu atuei na decisão dos Primazes naquelas áreas nas quais tenho responsabilidade. É desejo, esperança e oração tanto minha como dos Primazes que o Conselho Consultivo Anglicano deva também compartilhar ao trabalhar por meio das consequências de nossos relacionamentos debilitados”.

7. Também houve sugestões de ações criminais, inclusive falsificação e corrupção, no que o Arcebispo de Cantuária e os funcionários do Escritório da Comunhão Anglicana (ACO) foram mencionados.

8. É prática do ACO reservar os voos e cobrir os custos para todos os delegados que participam das reuniões do ACC, apesar de que alguns escolhem cobrir os próprios custos. Implicar que nesta ocasião isto estabeleceu prática de corrupção é insincero. Passagens foram arranjadas muito antes de qualquer indício de não participação de um pequeno número de Províncias.

9. As alegações públicas sem substância de falsificação contra membros da delegação do Quênia são grosseiras e inverídicas e são efetuadas de maneira contra os princípios bíblicos do comportamento apropriado.

Arcebispo Josiah Idowu-Fearon,

Secretário-Geral da Comunhão Anglicana

Publicado em 11/04/2016 no site Anglican Communion News Service.