Declaração da delegação da Comunhão Anglicana na UN-CSW60

Declaração da delegação da Comunhão Anglicana na 60ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher, 2016 (UNCSW60)

Nós, como delegação da Comunhão Anglicana na 60ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (UNCSW60), em março de 2016, experimentamos uma profunda irmandade em nossos momentos juntas. Essa irmandade foi construída sobre respeito e amor mútuos, e o relacionamento em Cristo que temos umas com as outras.

Nós mantivemos um abraço profundo e descobrimos que nossas convicções nos levou a reafirmar a declaração “Walking Together” (Caminhando Juntas) realizada por nossas irmãs da delegação da Comunhão Anglicana na UNCSW 51 em 2007.

Fazemos isto conscientes da próxima reunião do Conselho Consultivo Anglicano (ACC-16), em Lusaka, Zâmbia, e oferecemos nossas contínuas orações para esta reunião dos líderes de nossa Igreja.

Declaração “Walking Together” (Caminhando Juntas)

Das mulheres anglicanas reunidas na 51ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher, 3 de março de 2007.

Em nome de Deus, Salvador, Redentor, e Doador da Vida.

Nós, mulheres da Comunhão Anglicana, reunidas em Nova Iorque como delegação do Conselho Consultivo Anglicano para a 51ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher, e membros da Rede Internacional de Mulheres Anglicanas (International Anglican Women’s Network), representando a diversidade de mulheres através da Comunhão Anglicana mundial, desejamos reiterar nossa declaração anterior de comprometimento inequívoco em sempre permanecer em “comunhão” com e para uns com os outros.

Nós nos mantemos resolutas em nossa solidariedade umas com as outras em nosso comprometimento, acima de tudo, a buscar e cumprir a missão de Deus em tudo que dizemos e fazemos.

Dadas as tensões globais tão evidentes hoje em dia em nossa igreja, nós não aceitamos que haja alguma questão de diferenças ou controvérsias que possam, ou, de fato, possam causar a ruptura da unidade representada por nosso batismo comum. Tampouco consideraremos romper os profundos e duradouros laços de afeição que caracterizam nosso relacionamento como mulheres anglicanas.

Nós fomos desafiadas em nosso tempo juntas por questões desesperadamente urgentes de vida e morte enfrentadas por inúmeras mulheres e crianças em nossas comunidades. Como uma delegação diversa, nós refletimos em oração por essas necessidades.

Desta forma, reafirmamos a conclusão da declaração apresentada por nossa delegação à sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher:

Esta irmandade do sofrimento está no coração de nossa teologia e de nosso comprometimento em transformar todo o mundo por meio da paz com justiça. Reconstruir e reconciliar o mundo é central para nossa fé.

Amém.

Publicado originalmente em 22/03/2016 no site Anglican Communion News Service.