Caminhando juntos a serviço de Deus no mundo

Comunicado da Reunião dos Primazes

Catedral de Cantuária, Inglaterra, 11 a 15 de Janeiro de 2016

A reunião de Primazes anglicanos, os bispos Sêniores das 38 províncias anglicanas, acompanhados pelo Arcebispo da Igreja Anglicana do Norte da América, aconteceu em Cantuária entre segunda-feira, 11 de janeiro, e sexta-feira, 15 de janeiro, pelo convite de Justin Welby, Arcebispo de Cantuária. A primeira manhã foi gasta em oração e jejum.

Ficamos sabendo que a Reunião dos Primazes de 2016 estaria preocupada com as diferenças entre nós no que se refere a nosso ensinamento em matéria da sexualidade humana. Nós também estávamos ansiosos para tratar de áreas mais ampla de interesse.

A reunião começou pelo acordo da agenda. O primeiro item acordado foi a discussão de um ponto importante entre os anglicanos de todo o mundo: a recente mudança da doutrina do matrimônio pela Igreja Episcopal nos Estados Unidos.

Durante a semana passada a decisão unânime dos Primazes foi de caminhar juntos, por mais doloroso que isto seja, e apesar de nossas diferenças, como expressão profunda de nossa unidade no corpo de Cristo. Nós olhamos o que isto significava em termos práticos.

Nós recebemos a recomendação de um grupo de trabalho de nossos membros que tomaram parte da tarefa de como nossa Comunhão Anglicana de Igrejas pode caminhar junta e nossa unidade possa ser fortalecida. Seu trabalho, consistente com as declarações anteriores de reuniões de Primazes, abordou quais consequências se seguiriam à Igreja Episcopal em relação à Comunhão Anglicana após a recente mudança na doutrina do matrimônio. As recomendações nos parágrafos 7 e 8 do Adendo são:

“É nosso desejo unânime de caminharmos juntos. No entanto, dada a seriedade desta matéria, nós formalmente reconhecemos esta distância ao requerer que por um período de três anos a Igreja Episcopal deixe de nos representar em organismos ecumênicos e inter-religiosos, não sejam indicados ou eleitos para comitês permanentes internos e que enquanto participarem de organismos internos da Comunhão Anglicana, não tomem parte da tomada de decisões em quaisquer questões que digam respeito à doutrina ou política”.

“Nós pedimos ao Arcebispo de Cantuária para indicar um Grupo de Trabalho para manter o diálogo entre nós com a intenção da restauração do relacionamento, reconstrução de nossa confiança mútua, cura do legado da ferida, reconhecendo a extensão de nossa comunalidade e explorando nossas profundas diferenças, garantindo que elas sejam mantidas entre nós no amor e graça de Cristo”.

Estas recomendações foram adotadas pela maioria dos primazes presentes.

Nós desenvolveremos este processo para que também seja aplicado quando qualquer decisão em matéria de doutrina e política tomadas que também ameaçassem nossa unidade.

Os Primazes condenaram o preconceito e violência homofóbica e resolveram atuar juntos para oferecer apoio pastoral e serviço amoroso independente da orientação sexual. Esta convicção surge de nosso discipulado em Jesus Cristo.

Os Primazes reconhecem que a Igreja Cristã e dentro dela a Comunhão Anglicana frenquentemente atuou com as pessoas com base em suas orientações sexuais, o que causou profundas feridas. Onde isto ocorreu eles expressam seu profundo arrependimento e afirmam novamente que o amor de Deus para todo ser humano é o mesmo, independente de sua sexualidade, e que a igreja nunca deveria, por suas ações, ter dado outra impressão.

A consideração da aplicação requerida para a admissão da membresia na Comunhão da Igreja Anglicana da América do Norte foi reconhecida como propriamente pertencer ao Conselho Consultivo Anglicano. Os Primazes reconheceram que tal aplicação, se for adiante, levantaria questões importantes de política e jurisdição.

No que se refere a mudança climática em Paris no mês passado, a reunião escutou sobre a petição de quase dois milhões de assinaturas coordenada pela Rede Ambiental Anglicana (Anglican Environment Network). Relatórios foram feitos sobre a movimentação de desinvestimento em combustíveis fósseis, a expansão de desertos africanos e a luta pela sobrevivência de povos de ilhas do Pacífico que estão ameaçadas em muitos lugares pelo aumento do nível do mar.

A reunião discutiu a realidade da violência religiosamente motivada e seu impacto nos povos e comunidades por todo o mundo. Os Primazes que vivem em lugares em que tal violência é uma realidade diária falaram tocante e apaixonadamente sobre suas circunstâncias e os efeitos para seus membros.

O próprio Arcebispo de Cantuária tomou importantes iniciativas ao unir pessoas de uma ampla gama de comunidades de fé globalmente para o diálogo e responsabilidade mútua. Os Primazes anglicanos repudiam qualquer tipo de violência motivada religiosamente e expressaram solidariedade com todos que sofrem deste mal no mundo atual.

Os Primazes aguardam pela proposta a ser levada ao Conselho Consultivo Anglicano para que medidas abrangentes de proteção de crianças estejam disponíveis para todas as igrejas da Comunhão.

Em uma apresentação sobre a evangelização, os Primazes regozijaram que a Igreja de Jesus Cristo viva para testemunhar a transformação do poder e amor de Deus em Jesus Cristo. Os Primazes foram energizados pela oportunidade de compartilhar experiências de evangelização e motivados a evangelizar seus povos.

“Os Primazes alegremente se comprometem e a Igreja Anglicana para proclamar ao mundo a pessoa e trabalho de Jesus Cristo, incessantemente e autenticamente, convidando a todos a abraçarem a beleza e alegria do Evangelho”.

Os Primazes apoiaram o Arcebispo de Cantuária em sua proposta de convocar a Conferência de Lambeth em 2020.

Os Primazes discutiram o tribalismo, etnicidades, nacionalismo e redes de patronagem, e o profundo mal da corrupção. Eles refletiram que estas questões se tornaram inextricavelmente conectadas à guerra e violência, e derivam da pobreza. Eles concordaram em solicitar ao Secretário-Geral da Comunhão Anglicana a comissão de um estudo para a próxima reunião de Primazes. Os Primazes concordaram em se encontrarem novamente em 2017 e em 2019.

Os Primazes tem uma dívida de gratidão com a equipe do Escritório da Comunhão Anglicana, e especialmente ao Secretário-Geral, à equipe do Palácio de Lambeth e à Church House Westminster. Os Primazes ficaram especialmente agradecidos pela calorosa acolhida, generosa hospitalidade e bondade oferecida pelo Deão de Cantuária e de toda a Catedral. Sua contribuição foi muito importante ao definir o humor da reunião em oração e escuta mútua. Agradecem a Comunidade de Santo Anselmo por sua oração, ajuda e apoio, Jean Vanier por suas declarações inspiradoras, e a Comunidade de São Gregório pelo empréstimo da cabeça do báculo para que esta ficasse ao lado dos Evangelhos de Santo Agostinho.

Os Primazes receberam seu tempo reunidos como uma bênção de Deus e vivenciaram muitos sinais da presença de Deus entre nós. Eles apreciaram o cuidado pessoal e humildade mostrada pelo Arcebispo de Cantuária especialmente em sua presidência da reunião. Nós terminamos juntos esta semana enriquecidos pela comunhão que compartilhamos e fortalecidos pelo fiel testemunho de anglicanos por todo o mundo. Os Primazes profundamente estimam as orações de muitos por todo o mundo por este tempo unidos.

Publicado em 15/01/2016 no site Anglican Communion News Service.