Acordo climático de Paris: Arcebispo elogia “feito extraordinário”

Ao celebrar o acordo climático alcançado em Paris, o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, disse que a igreja global precisa ser uma parceira chave para combater a mudança climática.

“Eu calorosamente acolho o acordo que quase duzentos países alcançaram no domingo, fixando um claro e ambicioso caminho ao combate da mudança climática”.

“No começo deste ano, eu, juntamente a muitos outros líderes religiosos, endossamos a Declaração de Lambeth sobre a Mudança Climática. A Declaração reconheceu as negociações da COP21 como um momento essencial no desafio urgente em combater a mudança climática”.

“Como líderes religiosos, nós instávamos os que participavam das negociações a aplicar o melhor dos recursos intelectuais, econômicos e políticos de nosso mundo para alcançar um acordo global legalmente obrigatório para limitar o aumento da temperatura média mundial a 2°C. O compromisso realizado pelos líderes globais a reter o aumento das temperaturas globais ’bem abaixo’ deste nível é um progresso bem-vindo e corajoso”.

“Os mais afetados pela mudança climática são os pobres. Em nossas orações e ações precisamos demonstrar nosso amor por eles por meio de inovações generosas e sustentáveis”.

“O sucesso das negociações em unir países e grupos tão diferentes é um feito extraordinário”.

“Uma das marcas de missão da Comunhão Anglicana diz que precisamos nos «esforçar para salvaguardar a integridade da criação e sustentar e renovar a vida da terra». A igreja global – liderada extraordinariamente na questão da mudança climática pelo Papa Francisco e pelo Patriarca Ecumênico – precisa ser uma parceira chave em combater a mudança climática. Como Corpo de Cristo, sua igreja é chamada a ser encarnacional. Cada um de nós têm um papel a tomar, se formos ajudar a alcançar o que foi acordado em Paris”.

Publicado em 14/12/2015 no site Episcopal News Service.