Primeiras mulheres ordenadas no Uruguai

[Anglican Journal] História foi feita no Uruguai em 22 de novembro, com a primeira ordenação feminina ao presbiterado no país.

A Revda. Audrey Taylor Gonzalez, Revda. Cynthia Myers Dickin e a Revda. Susana Lopez Lerena foram ordenadas ao sacerdócio na Festa de Cristo Rei na Catedral da Santíssima Trindade de Montevidéu. As três são diaconisas desde o final da década de 1990, de acordo com um e-mail enviado ao Anglican Journal pelo bispo da Diocese do Uruguai, Michael Pollesel.

Faz 18 anos desde minha ordenação ao diaconato, e como a música de Almir Sater que escolhi para minha apresentação, ‘muito pouco sei’ ”, complementou Lerena, aludindo à canção do cantor e compositor brasileiro. “Mas a fé e bênçãos tem sido maiores do que os desapontamentos. Pessoas diferentes contribuíram para a realização deste novo estágio”.

As ordenações ocorreram um dia após o sínodo da Igreja Anglicana do Uruguai passar uma moção aprovando a ordenação feminina ao presbiterado. A moção foi aprovada por unanimidade por todas as câmaras do sínodo da igreja. Como instruído pela Província da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), foi realizada uma votação secreta.

A adoção da moção pela Igreja do Uruguai, por sua vez, seguiu a atualização pela província de suas leis canônicas no começo do ano, permitindo a “opção local” da ordenação feminina ao presbiterado.

Sou muito grato por termos alcançado este ponto na vida da pequena igreja aqui no Uruguai”, disse Pollesel. “Estou confiante que isto marca a abertura de um novo capítulo aqui na vida da igreja”.

O Uruguai é a segunda diocese na Província Anglicana da América do Sul (anteriormente conhecida como do Cone Sul) a ordenar mulheres ao presbiterado, disse Pollesel. A primeira foi a Bolívia, que o fez no começo deste ano.

Estiveram presentes na cerimônia familiares de cada uma das mulheres, assim como o Revmo. Ed Konieczny, bispo da diocese companheira do Uruguai, Oklahoma; e convidados da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Pollesel foi eleito bispo do Uruguai em 2011; ele atuou previamente como secretário-geral da Igreja Anglicana do Canadá.

Texto escrito por Tali Folkins e publicado em 07/12/2015 pelo Episcopal News Service.